O Design em nome da estratégia: UI & UX na era da massificação digital 

​​Num mundo cada vez mais ruidoso e bombardeado de comunicação, que nos chega de todas as direções por variadíssimos canais, a estratégia e qualidade do design aplicado nos trabalhos desenvolvidos são fatores essenciais para o seu sucesso. Na Waymotion abordamos todos os projetos estrategicamente, em que se refletem UI e UX adequados a cada solução por nós desenvolvida.

Explicando um pouco estes termos, atualmente tão falados mas talvez pouco aprofundados, UI significa User Interface e refere-se ao design – à criação, elaboração e planeamento do interface, onde a simplicidade, a otimização e a facilidade no uso são fatores fundamentais para uma solução com resultados positivos. Um bom user interface está altamente correlacionado com a experiência do utilizador, já que um bom interface traduz-se numa navegação eficiente, prática e intuitiva. Em cada projeto abordamos o UI como uma forma para descomplicar as formas de uso da solução (website/aplicação) que estamos a desenvolver. O design por que optamos resulta na forma como o utilizador irá interagir com a informação disponibilizada e com a ideia/serviço que os nossos clientes querem divulgar ou vender. 

Outro fator importante para o sucesso de uma solução é a própria experiência do utilizador: tudo aquilo que um utilizador sente e experiencia ao navegar num website ou aplicação. A fluidez, layout, velocidade de carregamento, entre outros, são pontos analisados pelo User Experience – UX. Esta abordagem é fundamental para, através da estética de uma interface digital, ser proporcionada uma melhor experiência ao utilizador baseada no seu perfil de comportamento esperado, seja por meio da usabilidade, utilidade ou conveniência oferecidas na interação com a solução apresentada. Assim, fica muito mais fácil ter um diferencial competitivo e uma visão direcionada para o nosso cliente. Evita complicações nas formas de uso pelos utilizadores e assim ter um website/aplicação focado na organização, o que tende a gerar muitos benefícios imediatos e a longo prazo. 

Se praticados com inteligência estratégica num website ou app, por exemplo, o UI e UX guiam o utilizador no que deve fazer, tornando esta navegação simultaneamente  mais agradável. Usados em parceria sinérgica são uma poderosa arma para os negócios nesta exigente e dinâmica era digital.

É missão assumida pela Waymotion o investimento no design centrado no utilizador, criando  produtos e serviços ainda mais funcionais e à medida dos nossos clientes e parceiros, destacando-nos neste mar de ruído e excessos.

O Design importa

Valorizamos soluções completas, que não só respondam às necessidades imediatas dos nossos clientes e parceiros, mas que as complementem. O resultado são aplicações que respondem aos requisitos funcionais, mas que são também apelativas e de fácil utilização com foco em proporcionar uma experiência positiva. 

Os nossos serviços de design abrangem ainda a criação de identidade visual para novas marcas ou projetos e a sua extensão a materiais de promoção, comunicação e redes sociais.

Um exemplo recente de um projeto que integra estas vertentes é o Reviving Eramin, onde a Waymotion desenvolveu o logotipo, website e páginas de redes sociais, com criação de layouts alusivos ao projeto. O conjunto de trabalhos fornecidos a este consórcio inclui ainda a criação de layout para Newsletters. 

O Observatório do Território de Almada, desenvolvido para a Câmara Municipal de Almada, e o Site institucional do Laboratório Nacional de Energia e Geologia são outros exemplos do bom uso do design que aplicamos nos nossos projetos. Páginas web interativas e apelativas que respondem às necessidades de disponibilização de informação e adaptadas ao universo visual de cada uma das instituições.


Rita Andrade
Chief Marketing Officer
Comments are closed.